Visão Geral e História
Cerca de 75% da população é proprietária de imóveis em Portugal. A taxa é 10% mais alta do que nos EUA e no Reino Unido. Os estrangeiros também estão altamente interessados em Portugal em termos de investimentos imobiliários. Além disso, de acordo com a Pesquisa de Atratividade 2020 EY (Ernst & Young), Portugal admitiu um total de 158 Investimentos Estrangeiros Diretos (IED) em 2019. Os principais países que fizeram o maior volume de investimento foram os EUA, a Alemanha e a França.
Então, por que tantas pessoas preferem comprar uma propriedade ou fazer outros investimentos em Portugal? Há algumas respostas a esta pergunta.
Primeiro, o país provou ter restaurado sua economia com sucesso após a crise financeira. Tem uma economia estável e está em uma tendência ascendente desde 2016. As taxas de impostos também são favoráveis para os não-residentes. Portanto, cria um ambiente viável para que os estrangeiros possam investir no país.
Em segundo lugar, os preços dos imóveis e as taxas hipotecárias são bastante acessíveis, em comparação com outros países da Europa Ocidental. Na verdade, o Índice de Propriedade da Deloitte de 2020 apóia este argumento. Portugal ofereceu a melhor taxa de acessibilidade econômica para habitação própria em 2019. O país também detém a menor taxa média de hipotecas da Europa. A taxa média de juros era de apenas 1,06%.
Além disso, o país oferece o programa Golden Visa para indivíduos que compram imóveis em Portugal. Os investidores que adquirem um imóvel de preço igual ou superior a 500.000 euros, qualificam-se para solicitar uma autorização de residência portuguesa. Se o imóvel estiver localizado em uma área de reabilitação urbana ou com mais de 30 anos de idade, o preço cai para 350.000 euros, desde que o imóvel seja renovado. O programa é um grande incentivo para comprar um imóvel em Portugal. A razão é que ele oferece residência em Portugal e viagem sem visto na área Schengen na Europa. Em apenas cinco anos, há a possibilidade de obter a cidadania portuguesa e tornar-se cidadão da UE também.
Por Que Comprar um Imóvel em Portugal?
Portugal tem uma bela geografia. As costas da região do Algarve são muito conhecidas pelos expatriados. Você pode desfrutar de sol constante durante todo o ano. Tanto os centros das cidades quanto as áreas rurais são desenvolvidos o suficiente para se viver. Portugal é também um país politicamente estável. Na verdade, é o terceiro país mais seguro do mundo, de acordo com o Índice de Paz Global 2020.
Como dito acima, se você comprar um imóvel e o possuir por pelo menos cinco anos, você pode ser elegível para a cidadania portuguesa também. Uma vez naturalizado em Portugal, você também é um cidadão da UE com o direito de trabalhar, viajar e estudar em qualquer lugar da UE.
As Localidades Onde Você Pode Comprar Bens em
Esta seção o ajudará a decidir onde comprar um imóvel em Portugal. É importante notar que cada local tem seus próprios prós e contras, dependendo do critério do comprador. Os destinos mais populares são, como se segue:
Lisboa
Lisboa é a capital de Portugal. A cidade atrai expatriados e investidores durante todo o ano. Lisboa é uma cidade bastante vívida, recebendo um número crescente de start-ups e empresas de tecnologia. Os preços imobiliários na maioria das partes de Lisboa são apreciados consistentemente desde 2016, mas ainda são inferiores à média das capitais européias. Especialmente nos bairros da Avenida da Liberdade, Lapa, Baixa e Chiado, os preços têm aumentado devido à demanda dos compradores.
Você também pode escolher uma área mais rural, como Amadora ou Benfica. Estas estão mais longe do centro da cidade. Naturalmente, os preços são mais baixos do que no centro. Algumas alternativas muito populares ao centro de Lisboa são as áreas de Cascais e Estoril. De fato, muitos profissionais optam por morar nestas áreas. Ambas são mais acessíveis, muito cênicas e bastante próximas do centro da cidade. Cascais, em particular, atrai muitos estrangeiros, tanto europeus como não-comunitários. A cidade de Cascais é muito organizada e bem cuidada.
Porto
Porto é a segunda maior cidade de Portugal. É ao mesmo tempo uma cidade comercial e industrial. Semelhante a Lisboa, o Fórum Mundial de Investimento de Business Angels elegeu o Porto como a “Melhor Cidade Amiga do Arranque da Europa” em 2018. Portanto, se você quiser comprar imóveis em Portugal, o Porto pode certamente ser uma boa opção. Alternativamente, se você decidir investir em um fundo de capital de risco de pelo menos 350.000 euros, você pode solicitar um Visto de Ouro também em Portugal. Desta forma, você pode obter uma autorização de residência para morar e trabalhar em Portugal também.
Muitos turistas preferem o Porto para férias. É também um dos mais antigos centros europeus. Além dos locais, empresários e turistas internacionais aumentam a demanda que a cidade recebe. Vários tipos de propriedades estão disponíveis em diferentes partes do Porto. Por exemplo, em Foz Douro, há ótimas propriedades à beira-mar que têm vista para o Atlântico. Na região da Ribeira, você pode encontrar propriedades também para fins mais comerciais.
O Algarve
O Algarve, a região mais ao sul de Portugal, é famosa por suas praias atlânticas e resorts de golfe. Charmosas vilas de pescadores em penhascos baixos, com vista para belas enseadas, repletas de hotéis, bares, restaurantes e vilas. As partes interiores e a costa oeste do Atlântico, por outro lado, são menos desenvolvidas.
Villas, casas de praia, casas de luxo ou apartamentos com vista para o mar, são alguns dos tipos imobiliários disponíveis na região do Algarve.
Na área de Vilamoura, você pode encontrar belas vilas e casas de luxo. No entanto, seus preços são um pouco mais altos. Isto também é válido para as áreas de Lagos e Albufeira. Mais áreas rurais como Alcoutim e Monchique oferecem opções mais baratas.
A Costa de Prata
A Costa de Prata está localizada entre Lisboa e Porto. A região hipnotizante se estende desde a Serra da Estrela até as praias arenosas da costa oeste. Ela inclui Tomar e Coimbra; duas cidades históricas.
Há ótimas casas à beira-mar ao longo da água. Além disso, os preços são mais baixos do que na região do Algarve. Você pode considerar as áreas de Tomar, Peniche, Obidos ou Nazare para adquirir uma propriedade em.
Preços de Imóveis em Portugal
O Instituto Nacional de Estatísticas em Portugal (INE) declarou os preços das casas em Portugal no primeiro trimestre de 2020. Ele fornece informações em termos de metros quadrados. Seria justo afirmar que o preço por metro quadrado em Lisboa varia de 2.000 euros, até 10.000 euros. Os preços são normalmente mais baixos do que os de qualquer outra cidade e região, incluindo Cascais, Algarve, Porto, etc.
Passos Para Comprar um Imóvel em Portugal Como Estrangeiro?
Etapa 1: Número NIF
O primeiro passo é a obtenção de um Número de Identificação Fiscal Português (NIF). Qualquer escritório financeiro do governo lhe fornecerá o número NIF. Você precisa indicar o comprovante de endereço e trazer seu passaporte para obter o número NIF.
O número também é necessário quando você abre uma conta bancária. No entanto, normalmente não é necessário abrir uma conta bancária para comprar um imóvel. No entanto, ele pode ser útil quando você transfere dinheiro e faz pagamentos regulares durante o processo de compra.
Etapa 2: Contração de uma hipoteca
Quando você decide sobre qual casa comprar, você pode fazer uma hipoteca de um banco em Portugal. Você pode entrar em contato com bancos como Santander, Novo Banco e BBVA, entre outros, a fim de obter uma cotação para uma hipoteca. Não-residentes podem ter uma hipoteca de no máximo 25 anos e os residentes podem ter uma hipoteca de até 30 anos. Como não-residente, normalmente espera-se que você pague cerca de 30% de depósito. Os residentes, por outro lado, precisam fazer um adiantamento de 20%.
Existem dois tipos de hipotecas, a hipoteca de taxa fixa e a hipoteca de taxa variável.
Hipoteca com taxa fixa
Durante um certo período, você paga uma quantia fixa de juros. A duração pode variar entre um e 30 anos. Naturalmente, você não será afetado pelas flutuações da taxa básica européia.
Hipoteca com taxa variável
A taxa variável começa a partir de 3,3% ao ano, desde que a relação empréstimo/valor seja de 30%. Além disso, se a relação empréstimo/valor for de até 70%, então a taxa variável é de 4,1% por até cinco anos.
Entretanto, para ambos os tipos de hipotecas, há uma regra. Se você decidir pelo pagamento antecipado, você pagará uma penalidade de pagamento antecipado.
Para ser qualificado para uma hipoteca, duas coisas são importantes. Os bancos avaliarão sua situação financeira e farão uma avaliação do imóvel. Para sua situação financeira, eles precisam de provas de renda como salário ou renda de aluguel, renda de investimentos e assim por diante. Para a avaliação do imóvel, os bancos normalmente contratarão um engenheiro para avaliá-lo. Geralmente, os bancos portugueses emprestam entre 60-80% do valor do imóvel.
Documentos necessários para hipotecas
- Cópia do passaporte
- Número de contribuinte português (NIF)
- Comprovação de renda
- Extratos bancários pessoais dos últimos três meses (incluindo o capital de entrada e de saída)
- Comprovante de endereço (ou seja, conta recente de serviços públicos)
- Declaração recente de hipoteca
- Comprovante de contas de poupança ou de investimento
- Carta de referência do banco
- Detalhes de propriedade: Compromisso de compra ou contrato de venda de propriedade
Como tomador do empréstimo, você é obrigado a obter um seguro de vida para obter uma hipoteca ou um empréstimo.
Etapa 3: Adiantamento
Se e uma vez que você optar por contrair uma hipoteca, você pode então negociar o preço com o vendedor. Quando você concorda mutuamente sobre o preço, você deve fazer um adiantamento. O preço de uma taxa de reserva, um adiantamento, se preferir. O vendedor e o comprador decidem de forma colaborativa o valor do adiantamento, embora este normalmente seja de cerca de 5%-10% do preço de compra do imóvel.
Passo 4: Assinatura do CPCV (Contrato de Promessa de Compra e Venda)
Ambas as partes assinam um contrato preliminar chamado Contrato de Promessa de Compra e Venda. Isso significa um Contrato de Promessa de Compra e Venda. Com isto, ambas as partes estão garantidas nos termos e estão prontas para prosseguir.
Passo 5: Assinatura da escritura de compra e venda
Finalmente, você assina e autentica a Escritura Pública de Compra e Venda (Escritura Publica de Compra e Venda). O imóvel é então registrado sob seu nome.
Impostos e Taxas
Há algumas taxas e impostos que você precisa pagar ao comprar um imóvel em Portugal:
- IMT (Imposto Municipal Sobre Transmissões): É o Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis e é aplicado nas transmissões de imóveis em Portugal. É calculado com base nas informações apresentadas na declaração fiscal, e varia entre 2%-8%, dependendo da localização e do tipo do imóvel
- Imposto do selo (Imposto do Selo): É uma taxa fixa de 0,8% do preço de compra
- Taxas notariais e de registro predial: Até 600 euros
- Taxas de Due Diligence Legal: Depende de seu escritório de advocacia
- Taxas Hipotecárias portuguesas: tais como taxas de avaliação, taxas de avaliação e taxas de registro.
Como Encontrar Um Imóvel em Portugal
Você pode consultar agências imobiliárias e agentes imobiliários (imobiliaria). Além disso, há vários portais on-line que reúnem vendedores e compradores.
Se você se candidatar a agentes imobiliários, você deve saber que eles são compensados pelos vendedores. As taxas para os agentes imobiliários estão na maioria das vezes entre 3% e 5% do preço do imóvel. Isto será coberto pelo vendedor e será compartilhado entre o corretor do lado de venda e o corretor do lado de compra.
Outras Questões Importantes
É importante ter certeza de que você escolheu um corretor de imóveis registrado. Todos os agentes devem estar registrados na “Associacao de Mediadores Imobiliarios”. Eles devem possuir um número de licença. Você pode verificar o seu, entrando em contato com o “Instituto da Construção e do Imobiliário”.
Antes de rever o contrato de venda, você deve encontrar um advogado ou um solicitador para estar do lado seguro. Quanto a encontrar seu próprio solicitador independente, você deve fazer uma pesquisa cuidadosa. “Solicitador” e “advogado” são dois títulos diferentes em Portugal. O Solicitador é um especialista em transporte. Um “advogado” é um advogado qualificado. Na maioria das vezes, é melhor consultar um advogado quando você organiza a compra.
Perguntas Mais Freqüentes
Os estrangeiros podem comprar propriedades em Portugal?
Os estrangeiros podem definitivamente comprar propriedades em Portugal. Além disso, o programa Portugal Golden Visa já incentiva potenciais compradores a investir no país. Se você comprar uma casa por pelo menos 500.000 euros, você obtém residência temporária em Portugal.
Outra opção para compra de imóveis é comprar um imóvel de pelo menos 350.000 euros. Nesse caso, o imóvel deve ter mais de 30 anos, e você deve renovar o imóvel também.
Junto com a residência, você terá o direito de viajar sem visto para os países Schengen se você obtiver um Visto de Ouro de Portugal.
É o momento certo para comprar um imóvel em Portugal?
Seria ousado sugerir um período exato para a compra de propriedades em Portugal. Entretanto, seria melhor iniciar o processo se você quiser comprar um imóvel. A razão é que os preços dos imóveis estão subindo rapidamente. Agora há mais demanda por parte de investidores e compradores do que a oferta de propriedade.
Portanto, se você planeja viver em Portugal a longo prazo, pode ser adequado comprar agora e esperar pela residência permanente e pela cidadania. Mesmo que você não queira ficar em Portugal, você pode aproveitar o aumento de preços quando decidir vender o imóvel.
Quais são as áreas mais baratas para comprar propriedades em Portugal?
A Costa de Prata pode ser uma boa opção. Também pode ser uma boa alternativa para o Algarve, com suas ótimas linhas costeiras. Você pode encontrar casas ou apartamentos por menos de 100.000 euros. Outros lugares que você pode considerar podem ser Obidos, Peniche, Nazare, e Tomar.
Você também pode encontrar propriedades mais baratas em algumas partes do Algarve. Por exemplo, Monchique e Alcoutim. Você também pode considerar mais áreas rurais. Em Lisboa, você pode considerar Oeiras como uma área mais barata considerando os altos preços gerais em Lisboa.
Quais são as áreas mais caras para a compra de propriedades em Portugal?
Em Lisboa, Avenida da Liberdade, Baixa Chiado e Lapa são as áreas mais caras. Para os mais baratos, pode-se considerar o Benfica e a Amadora. Em Cascais e Estoril, os preços ainda estão subindo, mas não são tão altos como na Baixa Chiado, por exemplo.
Devo alugar ou comprar um imóvel em Portugal?
Dependerá de seu propósito de usar o imóvel. No entanto, se você comprar uma casa e alugá-la na época das férias, poderá obter lucros significativos. O aluguel, por outro lado, proporciona a você a liberdade de explorar outras áreas adequadas para comprar no futuro. Você também deve considerar que os preços das casas são relativamente mais baratos em Portugal do que em outros países europeus. Considerando o aumento dos preços, pode ser uma boa opção comprar mais cedo e aproveitar seu investimento mais tarde quando os preços aumentarem o suficiente para vender seu imóvel.
A compra de um imóvel em Portugal é barata?
Depende de onde você quer comprá-lo. Comprar um imóvel em áreas como Lisboa é mais caro do que em outras cidades. Entretanto, os lugares que estão um pouco mais distantes do centro das cidades são sempre mais baratos.
O que devo fazer para comprar um imóvel em Portugal?
Se você quiser comprar um imóvel em Portugal, você deve primeiro obter um número NIF. Em seguida, selecione o imóvel que você deseja comprar. Você pode contrair uma hipoteca, se necessário. Como último passo, você assina os documentos e contratos relacionados perante o notário.
Como é o mercado imobiliário em Portugal?
Cada vez mais compradores e investidores estão interessados em comprar um imóvel em Portugal. A demanda agora excede a oferta. É por isso que as quantidades de preço de compra estão aumentando a cada dia.
A compra de um imóvel é necessária para obter um visto de ouro Portugal?
Se você quiser obter um Visto Portugal Golden, você pode comprar um imóvel no valor de pelo menos 500.0000 euros. Existem também outras opções de investimento. Entretanto, a compra de imóveis é o tipo de investimento mais comum em Portugal.
Leia o Guia sobre o Programa de Residência Mais Popular da Europa Portugal Golden Visa